awsaude@onda.com.br (41) 3027-6663 / (41) 99918-7190

O que é Phmetria Esofágica?

A PHmetria esofageana é um exame onde é medido o refluxo ácido gastro-esofágico ou esôfago-faríngeo.

Indicações

  • Dor torácica de origem não cardíaca;
  • Tosse crônica;
  • Sintomas de refluxo gastro-esofágico;
  • Regurgitação alimentar;
  • Disfagia ou odinofagia (dificuldade ou dor para engolir, respectivamente);
  • Vômitos ou náuseas de repetição;
  • Em portadores de doença do refluxo gastro-esofágico com dificuldades na resposta terapêutica clínica;
  • Pré-operatório de cirurgias para correção de hérnia de hiato (hiatoplastias);
  • Controle evolutivo após cirurgias sobre o cárdia, etc.

Como o exame é realizado?

Após algumas horas de jejum, o paciente se apresenta à clínica, de preferência acompanhado por um adulto. Na recepção ele receberá uma ficha de avaliação pré-exame que deverá ser preenchida e assinada.

A PHmetria não pode ser realizada sob sedação, pois os medicamentos sedativos alteram a motilidade do esôfago.

Após anestesia local com gel e spray de lidocaína na narina e garganta, uma sonda flexível é introduzida pela narina do paciente sentado e progride suavemente até atingir a faringe. Neste momento o médico pedirá para o paciente engolir e deste modo a sonda penetrará pelo esôfago até atingir o estômago (cerca de 50 a 60 cm de sonda são introduzidos pela narina). O paciente com a sonda posicionada é deitado em decúbito dorsal (barriga para cima). Nesta etapa é identificado o cárdia do paciente. A sonda é removida e outra sonda, mais fina é passada pela narina, sendo posicionada 5,0 cm acima do cárdia. Esta sonda possui sensores de PH que detectam acidez no esôfago em uma posição (PHmetria de canal único), ou duas posições (PHmetria de duplo canal). A sonda é fixada à narina e ligada a um gravador (Holter), que é colocado em um bolsa que pode ser carregada no pescoço ou presa à cintura. O tempo aproximado de exame é de 15 minutos, porém o paciente deixará a clínica com a sonda afixada à narina, devendo retornar no dia seguinte para retirada do Holter. Além disso, o paciente deverá preencher um diário em sua residência, marcando horários das alimentações, sintomas e se estava deitado ou em pé.

O repouso

Após a PHmetria geralmente não é exigido repouso, salvo em casos isolados. Ao chegar a sua residência o paciente estará apto a exercer suas atividades normalmente. É muito importante o correto preenchimento do diário, pois dele depende o sucesso do exame. Também é essencial dormir com a cama na horizontal e no máximo um travesseiro na noite do exame

Após o exame o paciente pode sentir ligeiro incômodo na narina e garganta, devido à passagem da sonda, bem como saída de pequenos coágulos pela narina, dependendo da conformação da cavidade nasal do examinado.